08
set
2016

Como se manter motivado para os treinos

Quando decidimos mudar de vida e começarmos uma rotina mais saudável, nos sentimos animados e dispostos. Pensamos nos resultados, numa melhor forma física e nas pazes que vamos finalmente fazer com a balança. No entanto, depois dos primeiros dias de treino, com o corpo muitas vezes dolorido, este ânimo parece escapar e podemos acabar nos sentindo desmotivados.

Provavelmente, este ciclo já se passou algumas vezes, fazendo você se sentir frustrado e sem alcançar os resultados que tanto deseja. Isso pode acontecer por diversas razões, mas, seja qual for ela, o resultado nunca é positivo. Pensando nisso, preparamos para você um conteúdo especial, com algumas técnicas que vão deixar você pronto para manter o ritmo de treinos e atingir as suas tão desejadas metas.

Como se manter motivado para os treinos

Estabeleça metas possíveis

Muitos de nós passamos por meses ou até mesmo anos de sedentarismo e descuido com a alimentação. As consequências disso já conhecemos: aumento do peso, exames médicos alterados, condicionamento físico abaixo do desejável e até mesmo questões como ansiedade e insônia. O problema é que assim que começamos a treinar, queremos ver os resultados aparecerem do dia para noite e, verdade seja dita, isso é muito difícil de acontecer.

Nosso corpo vai respondendo as nossas ações aos poucos e assim funciona com os exercícios físicos. Então, para que você consiga se manter motivado para treinar, estabeleça metas reais, com um ritmo de atividades que você consiga encaixar na sua rotina e lembre-se sempre de respeitar os limites do seu corpo. Afinal, de nada adianta treinar todos os dias numa semana e sequer aparecer na academia na semana seguinte.

Mudança de metas

Como falamos em metas possíveis, precisamos criar uma dinâmica dessas metas. Ou seja, a medida que você for alcançando o planejado, estabeleça novos objetivos e em aspectos diferentes. Não pense apenas em emagrecer tantos quilos, por exemplo. Foque em pontos como aumentar o tempo de corrida, a distância percorrida, os pesos na musculação ou a redução do consumo de um alimento específico. Tudo isso, vai te ajudar a manter um ritmo de treino com motivação, sem sentir que está fazendo a mesma coisa todos os dias e com o mesmo objetivo. Vale até criar uma lista e ir marcando cada passo conquistado, não é mesmo?

Estabeleça seu horário

Muita gente diz que é melhor treinar de manhã para começar o dia mais animado. Para outros, colocar o despertador uma hora mais cedo, pode transformar a rotina de treino numa verdadeira tortura. Alguns gostam de usar a hora do almoço e cumprir a meta. Assim como tantos, gostam de sair do trabalho e aliviar todo o stress na academia.

Cada um tem um horário de preferência para a prática de atividade física. Ao invés de você seguir regras, escute o seu corpo e veja em qual momento do dia consegue treinar com mais ânimo. Assim, a chance de você manter a sua rotina de treino em dia e com muita disposição é ainda maior.

Foque na endorfina

Já reparou como nos sentimos bem depois de um treino? Isso acontece porque nosso corpo libera a endorfina, um dos principais neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer e felicidade. Então, ao invés de focar na preguiça que você sente antes de sair de casa, procure pensar no bem-estar que você sentirá. Assim terá motivação suficiente para colocar a roupa do treino e começar a suar.

Conte com a ajuda de um amigo

Combinar de treinar com um amigo é a solução para muita gente. Pois, conseguimos transformar o treino num momento prazeroso e divertido. Além disso, criamos um compromisso, no qual ninguém pode falhar. Motive um amigo para ir para o treino com você e veja se não vão se sentir mais dispostos. Só não deixem a conversa ser mais importante do que a atividade física.

Com as estratégias que contamos para você, você vai se sentir muito mais motivado e animado para ir para o treino. Se você usa alguma outra técnica, compartilhe com a gente nos comentários. Quanto mais, dicas melhor!

 

Cancelar